terça-feira, 6 de janeiro de 2015

COSMOS

Ao ler a palavra "Cosmos" você pode ter se lembrado de algumas coisas. Talvez da série original de Carl Sagan dos anos 1980 (você pode ter assistido depois do Fantástico ou arrumado umas fitas antigas raríssimas). A série manteve o nome e dois dos produtores originais da série de Sagan e agora está sendo reeditada e transmitida pela National Geographic sob a responsabilidade de Neil deGrasse Tyson. Ou se lembrou de algo como "queime seu cosmos ao infinito" em meio a sopapos galáticos dos Cavaleiros do Zodíaco.

Fato é que de certa forma todas essas lembranças remetem para a Astronomia. Iniciar nesse campo pode ser muito divertido. Aldebaran é uma estrela da constelação de Touro, facilmente identificável, e não apenas o cavaleiro de Ouro daquela casa como no anime. Identificar constelações e entender os movimentos dos astros é o básico e há vários livros para iniciantes. Um dos mais completos e ilustrados em termos gerais e o Guia Ilustrado Zahar de Astronomia mas que se encontra esgotado na editora. Tem também o Astronomia para leigos, embora não tão ilustrado mas trata com humor e de modo acessível alguns conceitos mais difíceis.

Não é preciso muito conhecimento prévio e mesmo a olho nu muitos objetos distantes podem ser localizados. Existem ainda aplicativos como o Sky Guide para iOS que utiliza o GPS do aparelho e mostra em tempo real a localização de todos os objetos no céu, facilitando a identificação de estrelas, constelações e planetas. O Starry Níght para PC também é bastante útil mas em geral usuários iniciados o usam mais. Isso apenas para o início, muitos outros livros e programas auxiliam no aprendizado de astronomia.

O estudo da Astronomia nos ensina algo sobre humildade, sobre o fato de sermos tão pequenos num universo tão grande. É uma ciência que forma o caráter, dizia Sagan.

Não poderia deixar de postar, por mais antigo e visto que seja, o famoso vídeo do "pálido ponto azul".   A nova série Cosmos está muito bem feita e foi premiada pelo Emmy e Critic's Choice, vale a pena assistir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário