sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Overwatch: preços altos mas sem edição premium no Brasil

Ao revelar os valores de sua nova IP, Overwatch, a Blizzard perde a oportunidade de se diferenciar e fazer um lançamento premium no Brasil. O preço da versão padrão para consoles é o da "Edição Origins" (que não tem nada a ver com a EA) que é de 249 reais, um preço não muito acessível no Brasil, principalmente se levarmos em conta que os preços de jogos, mesmo poucos meses após seu lançamento, tem caído de forma consistente. Se por um lado a economia recessiva e a falta de consumo impulsionam promoções com descontos em catálogo, o mercado de lançamentos e importados sofre com o aumento do dólar por outro. Para PC então a coisa fica pior para a Blizzard.

Com o Steam e suas frenéticas promoções, rivalizadas no Brasil (porque Deus é brasileiro) pela Nuuvem, o jogador de PC tem que estar muito convencido do valor agregado do produto para pagar o preço cheio de 249 reais. Por mais que venham vários DLCs e bugigangas virtuais, eu pessoalmente tenho dúvidas dessa precificação - especialmente para PC. A versão "simples" do PC sai por 159 reais, ou seja, 90 reais a menos por uma série de itens com apelo pequeno a moderado, sem impacto no jogo como um personagem adicional ou armas lendárias.
Será que alguns brindes digitais e skins valem 90 reais de diferença?

Money, get back
 Estranho, entretanto, é que a versão top, "Edição de Colecionador", que inclui o kit "Origins" mais um livro de referência visual com vários detalhes de cenários e herois, a trilha sonora do game e uma estátua do Soldado 76, não tenha vindo para cá. A Blizzard diz estar se esforçando para se aproximar do público brasileiro. Não está feliz com o sucesso de LOL por aqui e quer disseminar torneios de Heroes of the Storm. Mas quando tem oportunidade de fazer um lançamento completo por aqui com um produto premium e de grande repercussão, recuam e perdem a chance de realmente se diferenciarem. Por mais que seja um mercado de nicho, haveria compradores. Ainda que eles disponibilizassem apenas 10 peças para vendas a 599 reais. Não tenho duvidas que o produto esgotaria rapidinho. Ou fizessem um registro de pré-venda para cadastrar interessados e dimensionar a demanda. Enfim, seria mais marketing até do que qualquer outra coisa, mas elevaria a empresa a um patamar que nenhuma outra publisher tem por aqui.

O Brasil tem vários públicos e segmentos a serem atendidos. E qualquer que seja o produto, há público também na ponta mais cara que fatalmente irá importar o box top de linha amaldiçoando a Blizzard por todos os impostos pagos e pela caixa amassada da viagem. O Brasil é um país de oportunidades. Principalmente para oportunidades caras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário