terça-feira, 17 de novembro de 2015

O que aconteceu com os games?

Chrono Trigger 1.01? #sqn
Lembro-me dos áureos tempos em que progredi de um Atari 2600 para um SNES. Os cartuchos e o botão eject do console cinza (era cinza aquela cor ou azul?) que inevitavelmente ficava marrom encardido com o tempo. As "fitas" que tínhamos que assoprar para "pegar" no videogame, isso quando não dava "pau" ou "crepe" (sei lá, era como chamávamos os bugs à época).
Mortal Kombat, Super Mario All-Stars, Mario Kart, Link to the Past, Super Mario RPG, Chrono Trigger... Uma coisa há algum tempo me intriga: como jogos tão grandes e com tantos elementos eram lançados e... pronto! Não tinha atualização day one ou qualquer patch após o lançamento para corrigir problemas. O jogo só era lançado quando realmente estava finalizado e dentro de padrões aceitáveis de execução.
Claro que o volume de dados hoje e a velocidade de processamento necessária para fazer rodar um jogo atual a 1080p60fps com particulas a dar com pau é muito maior, e, mais complexo o sistema, mais passível de interferências e erros ele é. 
No entanto, é aceitável um lançamento como o de Assassin's Creed: Unity no ano passado? Ou de Batman Arkham Knight para PC neste ano? Óbvio que os problemas eram conhecidos. Qualquer pessoa de bom senso, mesmo sem experiência com games, mas com bom senso, não aprovaria um lançamento tão calamitoso.
A realidade é que temos games cada vez mais complexos tecnicamente e com vírus, atualizações de Sistema Operacional e coisas do gênero acontecendo em nosso mundo virtual, patches serão necessários. Quais patches são fruto da preguiça e quais são frutos de necessidades posteriores ao lançamento? Infelizmente só descobrimos a resposta quando o jogo é lançado. Comprar na pré-venda atualmente tem se tornado uma tarefa cada vez mais arriscada. 

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