"Star Wars VII: O Despertar da Força" conseguiu resgatar o orgulho nerd perdido com a prequel lançada por George Lucas no final dos anos 1990, os Episódios I, II e III. Tenho que fazer justiça ao III que é o melhor da nova trilogia e se aproxima dos filmes antigos que tanto nos cativaram.
Com a nova trilogia estreando sob nova direção, posso listar 5 motivos que fazem do Ep. VII um dos melhores - senão o melhor - da saga até o momento:
1) Diálogos incríveis
Mesmo os mais doentes fãs de Star Wars irão admitir que o texto da franquia não é um primor. Há várias frases clichês, trechos pouco inspirados e outros até um tanto pueris. No episódio II logo de cara Anakin causa desconforto em todos com sua fala arrogante que é pouco natural e se repete em um intervalo de 15 minutos. Nem vou citar Jar Jar Binks. A trilogia original embora mais inspirada e engraçada, não tinha a qualidade que vi em "O Despertar da Força". O texto é fluido e preciso, tudo está no lugar certo, sem exageros.
2)Novos personagens
Os novos personagens apresentados deram conta do recado. O carismático robô BB-8, que lembra um pouco o espírito de Wall-E, a poderosa Rey e o complexo Finn se entrosam na ação com os veteranos de forma gradual e eficaz, passando a ter mais importância na trama. O vilão Kylo Ren tem motivos ainda pouco claros para ter se bandeado para o lado negro, hesita mas parece decidido a tomar esse caminho. Enfim, há pontos a serem destrinchados na história mas os personagens tem potencial para manter o hype até o final da nova trilogia.
3)Batalhas
As batalhas estão melhor dirigidas - esse é um mérito e tanto de J.J. Abrams - com um maior grau de realidade, passando uma sensação de perigo e de violência que não víamos nos outros filmes. As próprias lutas com sabre de luz são mais diretas e lembram pouco o elegante duelo de cavaleiros, tratadas como um embate mortal com uma arma extremamente letal. Mas sem ficar rebatendo tiros ou coisas do tipo. Talvez com o treinamento Jedi as lutas evoluam nos próximos filmes.
4)Expansão do Universo Star Wars
Com o novo filme temos mais personagens e mais histórias paralelas a serem trabalhadas em HQs, filmes spin-off, desenhos animados e o que mais for. O universo da franquia ganha novo fôlego e se ficamos perturbados e com muitas perguntas sobre o que aconteceu ou acontece com cada um, novas mídias completarão a saga em todos os seus detalhes.
5)O clã Skywalker
Embora a profecia dissesse respeito a alguém que traria equilíbrio a Força, até o momento o que a família Skywalker trouxe foi apenas sofrimento e dor com Anakin (Darth Vader) e agora Kylo Ren. Este aparentemente descumpriu os ensinamentos do vacilante Luke e agora libera toda sua determinação no Lado Sombrio após matar seu pai, coisa que Luke que não conseguiu e se não fosse Vader ajudá-lo, o vacilo de Luke teria custado muito caro. A Força é forte na família Skywalker e provavelmente novas surpresas nos aguardarão com dois novos candidatos a Jedi no horizonte.
A Força finalmente despertou |
Nenhum comentário:
Postar um comentário