terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Black Ops 3: duas semanas depois

Há duas semanas venci a inércia e voltei após 2 anos a jogar a franquia "Call of Duty". O modo história que tanto me envolveu em "Modern Warfare" deu lugar a um multiplayer rápido e insano, com momentos de diversão e de desespero.
Ouvi críticas muito boas a respeito da versão desse ano e resolvi encarar. Após 2 semanas com o jogo, acho que já é possível apontar coisas legais e coisas que merecem melhorar.
O modo história, a menos que você seja um "completionist", é dispensável. A história é sem noção, rasa e não lembra nem de longe os melhores momentos da franquia. Alguns podem discordar e , embora a história não é sempre um forte de um shooter, é difícil comparar BO3 com outros jogos da franquia que se esforçavam mais para surpreender. O fato de se lançar um novo CoD todo ano tem um lado comercial em evidência que não suplanta as dificuldades da série em surpreender - pelo menos na história.
Pra mim que joguei a versão para PC a coisa ainda é um pouco pior pois o port não ficou bom, com muitos problemas de crash e mal otimizado, com requisitos mínimos irreais sem falar em lags nos servidores - resolvidos aparentemente no Steam.
Mas o jogo traz novidades mesmo no modo on-line, seja no modo Zumbis ou no Multiplayer.
O modo Zumbis pode ser jogado sozinho ou cooperativo com até outras três pessoas e consiste basicamente em explodir zumbis, montar armadilhas e se proteger de hordas de monstros de vários tipos. O sistema de recompensa é inteligente e premia os mais experientes. O matchmaking é problemático e com apenas 4 jogadores as diferenças podem ser marcantes e prejudicar os veteranos.
Dominação é um dos modos mais populares e divertidos do jogo
Mas quem brilha mesmo é o Multiplayer. Com refinamento no combate, sempre ágil, diversos modos de jogo, recompensas com sistema de pontos que permite aprender a usar as armas e desbloquear melhorias, mapas inteligentes e um sistema de heróis com características próprias deram ao game oxigênio para se manter no topo quando falamos de FPS. Na verdade esse é e será o futuro da franquia: competição online. O Season Pass do jogo inclui apenas novos mapas e uma fase a mais para o modo Zumbis. Todo o modelo do negócio e o grande lucro da franquia vem da comunidade online que compra novos mapas por um preço pra lá de caro.
Os gráficos estão ok, com melhorias mas nada que exigiu demais da equipe de desenvolvimento que entrega um port mediano ao PC. No PS4 o jogo roda em torno de 50 FPS com algumas renderizações a 900p segundo alguns sites.
Pra quem joga online a experiência deste BO3 é ótima, mas se você quer algo totalmente novo e surpreendente melhor baixar as expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário