sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Game pode ser prescrito para TDAH

Um videogame chamado "Project: EVO" (não tem a ver com o campeonato de luta já comentado aqui no blog) pretende ser o primeiro jogo a estimular capacidades cognitivas específicas para melhora da atenção em crianças com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade); A notícia foi veiculada em diversos sites e portais mas sem muita repercussão no Brasil. 
Não é de hoje que fala-se do benefício dos jogos em auxiliar aprendizado de um idioma ou raciocínio lógico. Quem nunca jogou um RPG e se viu obrigado a recorrer a um dicionário em algum momento da vida para seguir adiante na aventura? Mas agora um jogo foi especialmente desenvolvido para o tratamento do TDAH. O jogo consiste em progessivamente aumentar o desafio para a criança, que deve ficar focada, atenta ao jogo para tomar decisões rápidas. As missões são variadas, como guiar uma nave por um desfiladeiro, acertar objetos, etc, e visam desenvolver a concentração através dos estímulos que o jogo oferece. 
Estão sendo feitos estudos clínicos para testar de modo científico os resultados do produto. Empresas como Shire e Pfizer mostraram interesse para parceria. 
Uma vez que o TDAH afeta entre 5 e 11% das crianças nos EUA (há sempre controvérsia nesse dado) sem dúvida é um auxílio importante para o tratamento além de medicações que costumam dar muitos efeitos colaterais. Mais um argumento a favor dos videogames :) 
Games em breve virão na receita do psiquiatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário