quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Controle arcade Mad Catz Soul Calibur V: impressões

Jogos de luta passaram a existir sobretudo com Street Fighter II. Este jogo foi o responsável por popularizar a franquia e o gênero, passando por todas as plataformas e influenciando toda uma geração de gamers e desenvolvedores. Mortal Kombat rivalizaria com a franquia mas não tinha seu equilíbrio e profundidade e logo passou a ter golpes dispensáveis e sequencias ruins enquanto Street Fighter atropelava gerações com a série "Alpha". Outros títulos interessantes foram surgindo como Samurai Shodown, The King of Fighters, Tekken, Killer Instinct.

Jogar com o controle habitual em forma de cruz pode ser uma tarefa árdua dependendo do console que você possui. Uma opção mais "profissional" seria o uso de controles arcades para jogos de lutas, os "fightsticks", que lembram os antigos fliperamas. Aliás, não apenas lembram como tem componentes feitos pela mesma empresa que fornecia peças para os mesmos. Você pode identificá-los na descrição como controladores e botões "Sanwa Denshi" e é isso que garante a qualidade e precisão do controle. Dois fabricantes top de fightsticks são a Razer e a Mad Catz. No vídeo sobre o EVO 37 vocês podem perceber claramente que Justin Wong usa um Atrox para Xbox enquanto Daigo veste camiseta com o símbolo da Mad Catz.

Sendo um (ex-) exímio jogador de Street Fighter Alpha 2 (imbatível com Akuma!) e não tão bom assim nos jogos mais recentes resolvi investir num controle arcade aguardando por Street Fighter V. Após muito pesquisar encontrei uma boa solução em termos de qualidade, com custo-benefício excelente.

O Mad Catz Soul Calibur V, disponível tanto para Xbox 360 quanto para PS3, oferece a qualidade de um fabricante premium a um preço razoável. A caixa é muito bem feita e protege totalmente o controle. Embora seja pesado, o que lhe dá boa estabilidade, não é desconfortável para jogar no colo, podendo também ser apoiado em uma mesa. As posições dos botões e do controlador estão perfeitas e tudo é facilmente configurável nos painéis dos jogos compatíveis. Além de usá-lo no console, ambas as versões são compatíveis também com PC. Apenas pluguei o controle e ele foi prontamente reconhecido por Ultra Street Fighter IV no Steam, com configurações de botões in-game. A arte do painel é de ótima qualidade e há ainda botões de seleção traseiro além de compartimento para guardar o fio. Ele não é exatamente pequeno então talvez você tenha que desalojar os sapatos de sua esposa para guardá-lo (ou de seu irmão, sei lá).



Não é tão simples encontrar fightsticks aqui no Brasil. Um produto de ótima qualidade e construção semelhante é o Atrox da Razer. Entretanto seu valor sai entre 800 e 900 reais. Já esse modelo Mad Catz é possível de ser encontrado entre 350 e 450 reais com bons vendedores no Mercadolivre inclusive. 

Tendo em vista qualidade de fabrição com componentes Sanwa Denshi, linha Mad Catz, uso em console e PC e quase metade do preço do concorrente da Razer, essa é uma escolha com custo-benefício praticamente sem igual no mercado nacional.
Claro que há uma fase da adaptação com o novo controle, é preciso "reaprender" os comandos. Mas passado isso, você passa a um novo patamar de jogo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário